O que fazemos

O Serviço Social do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) tem como principal atividade a promoção do acesso gratuito a tratamentos de saúde em reabilitação física e intelectual para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O setor atua conforme políticas de Saúde e de Assistência Social, tendo como principal objetivo contribuir efetivamente para a consolidação dos direitos de ambas as áreas e de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Do planejamento à execução das ações, o serviço social do CRNSL busca fundamentar-se sempre na legislação social brasileira, cumprindo normas de acordo com a Lei Orgânica da Saúde (LOS), a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a Política Nacional do Idoso, entre outras.

ANSL

A instituição como um todo conta também com a Associação Nossa Senhora de Lourdes (ANSL), que tem por finalidade a prestação de serviços nas áreas de Assistência Social, Cultura e Esporte. Sua missão é assegurar a proteção social básica e especial de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de projetos que fortalecem o vínculo familiar e comunitário, a socialização, o exercício da cidadania e a melhoria das condições de vida visando a promoção humana por meios de projetos sociais.

O processo de trabalho se dá no acolhimento realizado com o beneficiário e sua família, a fim de conhecer o contexto social em que vivem. A partir da identificação das demandas relatadas e observadas, são definidas as estratégias de intervenção.

O profissional assistente social utiliza em seu processo de trabalho diferentes instrumentais técnico-operativos, que possibilita identificar as diferentes expressões do objeto de intervenção, produzindo mudançs no cotidiano e na vida social dos usuários.

ATIVIDADES

Acolhimento;
Visita domiciliar;
Estudo socioeconômico;
Orientação e acompanhamento do beneficiário e sua família;
Elaboração de relatórios;
Elaboração de projetos sociais;
Articulação com a rede socioassistencial.