Serviços de reabilitação e práticas integrativas

O Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes tem por finalidade a prestação de serviço na área de saúde, tendo como missão oferecer atendimentos para promover o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano com ajuda de profissionais éticos e qualificados, preservando a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Em todos os serviços, a organização oferece atendimentos gratuitos aos pacientes encaminhados pela Rede do Sistema Único de Saúde.

SERVIÇOS INTEGRATIVOS DE REABILITAÇÃO

Ao buscarem pelos serviços em nosso instituto, todos os pacientes passam inicialmente pela acolhida e triagem, seguidas da avaliação inicial. A partir do diagnóstico médico e da indicação para tratamento, a equipe terapêutica avalia, aplica testes diagnósticos específicos, estabelece as etapas de tratamento, seleciona, quantifica e qualifica nas suas áreas de atuação conjuntamente com recursos, métodos e técnicas apropriadas a cada paciente para prevenir, tratar e reabilitar.

Os tratamentos e reavaliações são sistemáticos em todo seu processo terapêutico. Os pacientes são assistidos em sessões individualizadas e/ou em co-terapias, podendo ser atendidos em grupo quando surge a necessidade terapêutica. O suporte terapêutico domiciliar também é enfatizado, tendo seu lugar de destaque nos tratamentos das pessoas com deficiências e com dependências.

Os objetivos e a programação terapêutica, o prognóstico e, sobretudo, o processo terapêutico instalado determinam a duração do tratamento e a alta. Sempre que necessário buscar-se-á pela transdisciplinaridade.

Especialidades

Fisioterapia

Fonoterapia

Geriatria

Neurologia

Psicoterapia

Terapia Ocupacional



PRÁTICAS INTEGRATIVAS

O CRNSL também visa oferecer à comunidade atividades complementares em vista da promoção, proteção e recuperação da saúde, restabelecendo níveis adequados de desempenho e de condicionamento físico corporal, contribuindo para a melhoria do bem estar e da qualidade de vida.

As práticas oferecidas buscam responder aos anseios e necessidades do seu público-alvo. Neste sentido, o aluno opta pela atividade física conforme seus interesses, condições físicas e a prescrição da equipe de saúde no CRNSL.

As atividades aquáticas são ministradas por educadores físicos, em piscinas aquecidas e cobertas, com duração média de 60 minutos. Previamente os alunos são submetidos a uma avaliação física e, tendo apresentado condições favoráveis para a atividade, poderão se inscrever no grupo para ganho de força muscular, condicionamento cardiorrespiratório, melhoria da circulação sanguínea sistêmica, com redução da sobrecarga para a coluna vertebral, joelhos e tornozelos, reequilíbrio corpo e mente.

Outra pratica integrativa oferecida é o pilates, método de condicionamento físico e mental complementar para reeducação de postura e do movimento. Seus exercícios cooperam para o fortalecimento e alongamento muscular, bem como a reeducação da respiração.

Antes de iniciar a prática, o aluno pode fazer uma aula experimental para conhecer o método. Tendo aceito e se sentindo confortável, é submetido a uma avaliação físico-funcional. A aplicação dos exercícios é específica para cada aluno, segundo suas necessidades. Os exercícios são realizados nos aparelhos e no solo.

Atividades

Pilates

Hidroginástica

Hidrobike