Projeto “Ecopostal”

Projeto de economia solidária e geração de renda, por meio da reciclagem de materiais, para mulheres que não possuem emprego e renda fixa. A ideia é incentivar a criação de empreendimentos coletivos por elas, com independência e sustentabilidade.

Metodologia: Serão realizadas aulas teóricas através de palestras e orientações sobre gestão e empreendedorismo; cooperativas e associações; economia solidária; plano de negócio e empoderamento social. Serão ofertadas ainda aulas práticas com oficina de descaracterização e higienização do material; oficina de criação, confecção e transformação da matéria prima (bolsas, sacolas, aventais, carteiras, capas de notebook e celular e outros);

A matéria prima (malotes) será fornecida inicialmente pelo Correios em razão da parceria firmada com o Instituto Nossa Senhora de Lourdes.

Toda a produção criada ao final da capacitação será vendida em bazares e lojas solidárias organizadas pelo INSL e 70% do valor da venda será repassado às artesãs. A ideia é incentivar e apoiar a criação de uma cooperativa ou associação formada por essas mulheres capacitadas de maneira a induzir à sua independência e sustentabilidade.

O nosso principal objetivo é que as mulheres estejam devidamente capacitadas e aptas para a criação de uma cooperativa ou associação e que as peças produzidas sejam comercializadas, gerando emprego e a complementação de renda.