Previna-se de problemas como o sangramento nasal durante tempos de baixa umidade

Previna-se de problemas como o sangramento nasal durante tempos de baixa umidade

Previna-se de problemas como o sangramento nasal durante tempos de baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nos últimos dias para o Estado do Tocantins com grau de severidade, indicando que o nível de umidade já está abaixo de 20%, podendo chegar a incríveis 12%. Para se ter uma ideia, o mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Por isso é importante se cuidar nesse período de baixa umidade. Para evitar transtornos, especialistas recomendam algumas dicas básicas de cuidados nessa época:

  • Ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.
  • Lavagem nasal com soro fisiológico (uma vez pela manhã e outra à noite) ajuda na umidificação e na remoção de impurezas e poluentes de dentro do nariz, evitando também o sangramento nasal devido ao ressecamento na mucosa (revestimento interno do nariz), que pode causar rupturas que levam ao sangramento.
  • Tome cuidado com o ar condicionado. Ele resseca ainda mais o ar que respiramos, por isso, intercale o uso do aparelho com o de um umidificador enquanto umidade do ar estiver muito baixa.
  • Mantenha a casa sempre limpa, sem cortinas ou carpetes. A limpeza deve diária com pano umedecido.

Solução alternativa

  • Para aliviar o tempo seco dentro de casa, use métodos caseiros como dispor um balde d’água dentro dos cômodos ou uma toalha úmida na cabeceira da cama para amenizar os efeitos do tempo seco.

Alertas

Além da secreção nasal, citada nos tópicos acima, a umidade baixa pode piorar problemas como a sinusite, a rinite e outras doenças respiratórias. O ideal é consultar um médico otorrino ou pneumologista para avaliação, diagnóstico e tratamento corretos.

É importante também tomar cuidado especialmente com crianças e idosos, já que o sistema imunológico desses grupos é mais sensível a mudanças de temperatura. Como são mais suscetíveis a essas infecções, quando elas são contraídas, costumam ser mais severas.

Precisa do atendimento de um otorrinolaringologista?

Marque já uma consulta conosco pelo (63) 3322-8408. Atendemos no centro de Palmas (TO), na 106 Sul, Alameda 2, Casa 30 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *