Mantenha seu corpo em movimento e saudável durante a gravidez com o pilates

Mantenha seu corpo em movimento e saudável durante a gravidez com o pilates

Mantenha seu corpo em movimento e saudável durante a gravidez com o pilates

Para os sedentários que estão tentando mudar de estilo de vida e adquirir à prática de exercícios físicos regulares, os exercícios de baixo impacto são a opção ideal. Lentos e bastante eficientes, essas atividades queimam calorias, melhoram o condicionamento físico e, de quebra, trabalham a musculatura do corpo sem sobrecarregar ossos ou articulações.

Para os que desconhecem o que difere os exercícios de alto e os de baixo impacto, a diferença entre eles é basicamente a intensidade com que o seu pé toca o chão. Ou seja, durante uma corrida seu pé toca o chão muito mais vezes e com muito mais força, o que pode sobrecarregar músculos e articulações. Já na caminhada leve, por exemplo, além dos movimentos serem executados com mais facilidade e não exigirem tanto condicionamento físico, realizar exercícios de baixo impacto promove um aumento rápido no fluxo sanguíneo, o que a dor muscular diminuir.

A atividade física traz inúmeros benefícios ao corpo, isso é indiscutível, mas não podemos esquecer que ela contribuiu para a sua saúde mental e, ainda, garante uns aninhos a mais de vida. No entanto, a prática de exercícios deve ser feita de forma regular e equilibrada. Afinal, não adianta nada ter ficado inerte durante anos a fio e, de uma hora para outra, decidir virar o atleta do ano. Então, bom senso no começo da sua vida esportiva para que ela possa durar muito.

Se você curtiu a sugestão e se animou em começar a praticar algum exercício, nós listamos algumas atividades bem bacanas para iniciantes com pouco condicionamento físico.

É indiscutível que fazer atividades físicas geram inúmeros benefícios à saúde. Porém, durante a gestação, muitas mulheres ficam na dúvida e evitam exercitar-se com medo de fazer mal ao bebê. No entanto, manter o corpo em movimento é uma atitude super recomendada às futuras mamães, que só precisam tomar alguns cuidados na escolha da atividade física, que deve ser leve.

O pilates é uma modalidade muito indicada, já que não causa grande impacto, não tem risco de queda nem exige demasiado esforço demasiado. A atividade, oferecida pelo Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL), aumenta o equilíbrio e o condicionamento físico, reduz os níveis de ansiedade e estresse, melhora a postura e o equilíbrio, faz bem à circulação sanguínea, ao sistema cardiovascular e à respiração, ajuda a aumentar a flexibilidade, fortalece e relaxa os músculos e, de quebra, ainda evita o ganho de peso, a hipertensão arterial e o diabetes gestacional.

A instrutora de pilates do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL), Viviane Alves, conta que os exercícios são os mesmo usados em uma aula normal, mas todos com adaptação para gestantes. “Elas não devem ser colocadas em posições que causem muito desequilíbrio para evitar risco de quedas”, pontua a profissional.

No caso do pilates, os exercícios de alongamentos são os queridinhos durante a gravidez. Isso porque, em função do aumento abdominal, o peso da mulher se desloca para frente, alterando o seu centro de gravidade, aumentando a curvatura fisiológica da coluna e causando dores. “Exercícios abdominais, de braços e pernas, aliados à respiração característica do método, beneficiam a coluna, dando a ela mais mobilidade, e combatem as dores”, garante Viviane Alves.

A recomendação é começar leve, com 30 a 60 minutos por dia durante o primeiro trimestre, diminuindo o ritmo com o passar do tempo. Importantíssimo também é não deixar de conversar com o seu médico e pedir orientações antes de começar, para verificar se há algum risco, e durante a prática de atividades físicas.

O CRNSL também oferece a hidroginástica, outra atividade de baixo impacto também recomendada para gestantes. Para saber mais, fale conosco pelo (63) 3322-8408 ou faça-nos uma visita. Nós estamos bem no centro de Palmas, na 106 sul, alameda 2, casa 30 (em frente ao Colégio Frederico).

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