Setembro Amarelo: CRNSL realiza palestra sobre prevenção ao suicídio para jovens de escola pública

Setembro Amarelo: CRNSL realiza palestra sobre prevenção ao suicídio para jovens de escola pública

Setembro Amarelo: CRNSL realiza palestra sobre prevenção ao suicídio para jovens de escola pública

Você sabia que, no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas e é a segunda de morte entre jovens de 15 a 29 anos? No Brasil, a situação não é muito diferente e, segundo o Ministério da Saúde, tirar a própria vida é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Foi pensando em dados tão alarmantes como estes que o Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) realizou uma palestra sobre prevenção ao suicídio e saúde mental, nesta manhã, para alunos do ensino médio da Escola Pública Estadual Vila União, de Palmas (TO).

Suicídio: falar é a melhor solução

Quem falou aos jovens presentes foi a psicóloga Sabrinne Ferreira da Silva, que levantou temas como sinais que indicam vulnerabilidade ao comportamento suicida e como oferecer suporte a essas pessoas. “É de extrema importância que esse tema seja abordado nos espaços de socialização dos adolescentes e jovens, uma vez que se trata da faixa etária mais propensa ao suicídio”, pontuou a profissional.

 

No início, foi apresentado aos adolescentes um vídeo sobre depressão e tentativa de suicídio (veja abaixo). E, após, a psicóloga pediu aos alunos que escrevessem sentimentos, emoções ou palavras que eles associam ao suicídio, promovendo após, uma discussão sobre os pensamentos apresentados e como eles podem indicar sinais de alerta para prevenir o problema.

 

De acordo com Sabrinne, todos colaboraram bastante durante a palestra e participaram ativamente ao longo de todo o processo processo. “Foi gratificante perceber o interesse desses jovens em um tema tão importante e, ao mesmo tempo, tão banalizado diante da incidência atual. É uma satisfação imensa poder colaborar com a saúde mental desses jovens através da troca de saberes”, concluiu Sabrinne da Silva.

 

Projeto Educação em Saúde

O evento fez parte do Projeto Educação em Saúde, do Programa Serviço Social e Saúde do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes, e da campanha Setembro Amarelo, movida pelo CRNSL ao longo de todo o mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *