CRNSL promove palestra a alunos do 3º ano do Marista de Palmas sobre ansiedade pré-vestibular

CRNSL promove palestra a alunos do 3º ano do Marista de Palmas sobre ansiedade pré-vestibular

CRNSL promove palestra a alunos do 3º ano do Marista de Palmas sobre ansiedade pré-vestibular

A adolescência é uma fase cheia de altos e baixos, com mudanças hormonais e corporais que podem trazer consigo também muita instabilidade emocional. Não bastasse isso, há um período da vida do adolescente marcado por tensão, medo, ansiedade, cansaço e pressão: a época do vestibular.

Quem já passou por isso, sabe o quanto a cobrança é alta e vem de todos os lados: da família, dos colegas, dos amigos, dos professores e até de si mesmo. “E aí, como estão os estudos para o Enem?”; “Já escolheu o curso que vai fazer?”; “Tá bem preparado? Tem que superar a nota de corte, hein!”… Não é uma fase fácil!

Pensando nisso, o Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) realizou uma palestra sobre como lidar com a ansiedade pré-vestibular para alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista, de Palmas (TO).

Entrar na universidade: um processo nada fácil…

Quem falou aos jovens presentes foi a psicóloga Sabrinne Ferreira da Silva, que abordou assuntos como identificar os sintomas da ansiedade (normal e patológica) e como lidar com a pressão no período pré-vestibular. De acordo com a psicóloga, além da palestra, foi também realizado um questionário informal com a turma para avaliar o nível de estresse dos alunos.

 

“É imprescindível abordar a ansiedade com os alunos do Ensino Médio, especialmente com a classe do 3° ano, que enfrenta extrema autocobrança, pressões familiares e institucionais acerca dos processos seletivos para ingressar em uma faculdade. Lidar com esse processo pode gerar sofrimento, portanto, torna-se essencial o auxílio no enfrentamento dessa etapa”, destacou a especialista.

Ao final, houve suporte individual para responder a dúvidas e questionamentos. “Os alunos foram extremamente receptivos, assim como o corpo institucional. Foi perceptível o interesse e a necessidade dos alunos de falar sobre a ansiedade que enfrentam. Foi um encontro incrível e que gerou muita satisfação por poder contribuir com a saúde mental desses alunos”, concluiu Sabrinne.

Projeto Educação em Saúde

O evento fez parte do Projeto Educação em Saúde, do Programa Serviço Social e Saúde do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes, que, de acordo com a assistente social Gisele Regina Maciel, “prevê a parceria com instituições públicas e privadas para disseminar a cultura da educação em saúde como forma de prevenção e reabilitação dos atores envolvidos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *