Com hábitos muito simples, você pode afastar o câncer de mama. Previna-se!

Com hábitos muito simples, você pode afastar o câncer de mama. Previna-se!

Com hábitos muito simples, você pode afastar o câncer de mama. Previna-se!

Começou o último trimestre do ano e com ele também o Outubro Rosa, mês da prevenção ao câncer de mama. Nesta época do ano, diversas ações são realizadas ao redor de todo o mundo para lembrarmos a importância da conscientização em relação ao combate da doença, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de mortes por câncer em mulheres.

Como uma organização majoritariamente comandada, administrada e feita por mulheres, nosso Instituto (INSL) e Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) não poderia deixar a data passar em branco. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil há cerca 60 mil novos casos por ano, com o número de mortes em torno de 15 mil. Por isso, viemos lembrar você de uma coisa muito simples em relação a essa doença: a adoção de hábitos de vida saudáveis diminuem bastante as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

O primeiro deles é ter uma ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, rica em frutas, vegetais, carnes magras e cereais, escolhas que ajudam a regular o metabolismo; e pobre em produtos açucarados, industrializados e gordurosos, que, além de aumentarem seu peso, alteram os hormônios e desregulam as funções do corpo.

Depois de adotar uma dieta equilibrada, busque fazer ATIVIDADES FÍSICAS com frequência. O hábito de exercitar-se é um ótimo aliado à prevenção e tratamento não só do câncer, mas também de doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, depressão e muitas outras.

Nosso Centro de Reabilitação Física e Intelectual (CRNSL) oferece pilates e hidroginástica, ambas atividades que consistem em exercícios que incentivam a circulação sanguínea, regulam substâncias químicas, equilibram hormônios como o estrógeno e a progesterona e previnem o envelhecimento precoce das células. Além disso, aliam condicionamento físico e respiratório, fortalecem o organismo e promovem o relaxamento do corpo e da mente.

As práticas, quando realizadas rotineiramente e com supervisão de um profissional da área, podem também ajudar quem já foi diagnosticado, já que, ao contrário do que muitos imaginam, o tratamento pode não exigir repouso absoluto. Neste caso, tanto o pilates quanto a hidroginástica podem ajudar o paciente oncológico na busca pela cura, amenizando diversos sintomas e efeitos colaterais.

Outro ponto muito relevante na prevenção do câncer de mama é a realização do AUTOEXAME. Lembrar de tocar seus seios e observar suas mamas cinco dias após o término da menstruação podem ajudar na percepção de mudanças, como surgimentos de nódulos, secreções e alterações na cor da pele, que são indicativos de algum problema de saúde.

PARE DE FUMAR! Algo que nem precisávamos dizer, mas não custa lembrar… No ato, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. E outra coisinha: EVITE A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, pois seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar álcool com o cigarro aumenta ainda mais as chances de surgimento da doença.

Importante também é comunicar o seu HISTÓRICO FAMILIAR ao seu médico, ainda mais se você tiver casos de câncer de mama em parentes de primeiro grau, pois vai precisar iniciar mais precocemente os exames de prevenção, como a mamografia, que, em geral, deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos.

Ou seja, com atenção e carinho à sua saúde, você se previne e afasta essa doença (que não gostamos nem de falar o nome) pra bem longe 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *