Instituto Nossa Senhora de Lourdes participa do Círio de Nazaré com tendas de saúde para garantir uma procissão tranquila e segura

Instituto Nossa Senhora de Lourdes participa do Círio de Nazaré com tendas de saúde para garantir uma procissão tranquila e segura

Instituto Nossa Senhora de Lourdes participa do Círio de Nazaré com tendas de saúde para garantir uma procissão tranquila e segura

Uma das maiores festas católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, acontecerá pela primeira vez em Palmas (TO) nos dias 14 e 15 de novembro. O evento, realizado pela Arquidiocese de Palmas, contará com momentos de adoração, procissão luminosa e corda, carreata, missa e louvor, assim como acontece em outras romarias e peregrinações.

O Instituto Nossa Senhora de Lourdes, organização sem fins lucrativos de saúde e assistência social fundada pela Irmãs Dominicanas de Monteils, não poderia estar de fora e ficou responsável pela organização de postos com serviços de saúde ao longo da Procissão Luminosa, que vai do Santuário de Fátima à Casa de Maria (aproximadamente 1,7 km de distância).

Quatro equipes foram formadas para prestarem os atendimentos, as quais são integradas por profissionais de saúde voluntários, médicos, enfermeiros, biomédicos e outros especialistas de diversas áreas, dentre eles o corpo terapêutico do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) das áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

O objetivo é garantir uma caminhada tranquila e segura aos fiéis. “Estamos felizes por prestarmos este serviço aos devotos de N. S. de Nazaré, cuidando de sua saúde e bem-estar desses durante a Procissão Luminosa do Círio. Através de nossa participação, estaremos celebrando com a toda a Arquidiocese de Palmas este grande ato de fé. E com os devotos poderemos cantar: ‘Virgem Mãe amorosa, fonte de amor e de fé, dai-nos a bênção bondosa, Senhora de Nazaré!’”, declarou Irmã Maria Eugênia Ribeiro Silveira, presidente do Instituto Nossa Senhora de Lourdes e coordenadora das equipes de saúde do Círio de Nazaré de Palmas.

Confira os locais dos postos de saúde:

  1. Santuário de Fátima
  2. Clube Lions (ao lado do Autoposto Cristal)
  3. Em frente à Casa de Maria
  4. Pracinha da Casa de Maria

* Próximo às tendas no entorno da Casa de Maria
haverá também banheiros químicos.

 

 

PROGRAMAÇÃO

De acordo com o site da Arquidiocese de Palmas, a programação começa na noite de terça-feira, 14 de novembro, às 20h, com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Aeroporto. A seguir, será feita uma carreata passando pelas paróquias Imaculado Coração de Maria, (Taquari), Santo Antonio (Aureny 3), São João Batista, São Luis Oriene, São José, até o Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde acontecerá uma vigília.

No dia seguinte, 15 de novembro (quarta-feira), a programação segue a partir das 6h, com saída para a paróquia Nossa Senhora Aparecida (Taquaralto). Às 9h saída para a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aureny 4); às 11h para a paróquia Nossa Senhora Monte do Carmo; às 13h chega à paróquia Jesus de Nazaré.

Às 15h saída para a paróquia Coração de Maria, retornando ao Santuário de Fátima às 17h, de onde sairá às 18h em procissão luminosa para a Casa de Maria para a missa de encerramento às 19h30.

Segundo Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas, a festa promete ser bonita e participativa. “Os organismos da Arquidiocese estão envolvidos nesta festa mariana que é símbolo de fé e devoção. Esperamos que o momento gere frutos de amor e esperança”.

DICAS PARA UMA CAMINHADA TRANQUILA E SEGURA

Você já viu que o INSL fará parte da procissão com a tarefa de garantir sua saúde ao longo de toda a caminhada entre o Santuário de Fátima e a Casa de Maria. No entanto, é importante que você também faça a sua parte:

– Use roupas leves e calçados confortáveis;

– Alongue bem o corpo e as pernas antes da caminhada;

– Use protetor solar e proteja-se do sol com
um chapéu, boné ou sombrinha;

– Mantenha-se hidratado com água ou água de coco.

Vivencie este toque de fé e devoção com sabedoria e saúde 🙂

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *