Fisioterapeuta do CRNSL, Calimério Neto, ministra palestra sobre LER/DORT para o SENAI

Fisioterapeuta do CRNSL, Calimério Neto, ministra palestra sobre LER/DORT para o SENAI

Fisioterapeuta do CRNSL, Calimério Neto, ministra palestra sobre LER/DORT para o SENAI

Na última sexta-feira, 11 de agosto, nosso fisioterapeuta Calimério Neto palestrou aos colaboradores do SENAI-TO como parte da programação da Semana Interna de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizada no Centro de Educação e Tecnologia do SENAI de Palmas.

O tema da palestra foram os Distúrbios Relacionados ao Trabalho (DORT) ou as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), um dos principais problemas osteo musculares que acometem os trabalhadores. O objetivo do evento foi demonstrar os riscos relacionados ao ambiente de trabalho e como eles podem ocasionar lesões.

De acordo com o nosso fisioterapeuta, os sintomas de uma LER/DORT começam com um desconforto ou cansaço e dor na região afetada. “É importante procurar um serviço de saúde e buscar saber se no ambiente de trabalho há outras pessoas que estão sofrendo com os mesmo problemas”, explicou, acrescentando que não é somente o movimento repetitivo que adoece o trabalhador.

“São vários os fatores que vão desencadeando esse quadro, como por exemplo, o uso de ferramentas e equipamentos de forma errada, o ritmo acelerado, a postura incorreta e a ausência de pausas durante o trabalho, além do estresse”, enfatizou.

Calimério, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes, também aproveitou para demonstrar à plateia posturas corretas que devem ser adotadas no trabalho para evitar problemas na coluna e medidas simples de prevenção que podem ser adotadas diariamente para prevenir a LER/DORT, o que despertou o interesse do servidor Marcos Oliveira. “Quero aplicar algumas das dicas ditas para prevenir esse mal que acomete tantos de nós trabalhadores”, confirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *