Fisioterapia preventiva ajuda a prevenir problemas de mobilidade, fraturas e doenças em idosos

Fisioterapia preventiva ajuda a prevenir problemas de mobilidade, fraturas e doenças em idosos

Fisioterapia preventiva ajuda a prevenir problemas de mobilidade, fraturas e doenças em idosos

Prevenir lesões, ajudar no equilíbrio e na postura, aliviar o estresse e amenizar os efeitos de quem sofre com insônia e depressão são alguns dos benefícios que podem ser conquistados por meio da fisioterapia preventiva.

Mais conhecida pela sua atuação no meio empresarial, a especialidade une exercícios de alongamento e respiratórios para profissionais que passam horas em pé ou sentados, com o fim de alcançar relaxamento muscular e consequente aumento da disposição para o trabalho.

A novidade é que esse tipo de tratamento tem tido um grande crescimento entre os idosos, uma vez que, com a idade avançada, eles costumam sofrer com complicações musculares, articulares ou ósseas, necessitando de um acompanhamento profissional para terem mais qualidade de vida.

De acordo com o fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL), Calimério Neto, ao chegar a certa idade, o indivíduo precisa buscar atividades físicas adequadas à fase de vida. “A fisioterapia preventiva é importante em todas as idades, mas, quando a pessoa vai ficando mais velha, ela precisa encontrar um exercício que previna lesões e doenças como artrite, artrose e osteoporose, típicos da idade avançada”, explica.

Ainda segundo o fisioterapeuta, o grande desafio do tratamento preventivo é direcionar os exercícios de forma a prevenir a evolução de doenças, levando em conta as características de cada paciente. “Com isso, você consegue melhorar problemas devido ao imobilismo daquele paciente que pouco se locomove, por exemplo, já que, com a idade, é normal que a pessoa vá perdendo o gosto por atividade física e até mesmo por sair de casa. Por isso, quando você faz uma atividade direcionada, o músculo responde mais rápido, fica mais forte, evita fraturas e melhora o equilíbrio”, completa.

Quando começar e quais a técnicas utilizadas?

Para Calimério Neto, a fisioterapia preventiva (sinônimo da mais conhecida fisioterapia laboral) já pode ser aplicada desde mais jovem, para prevenir dores no corpo, problemas como o estresse e a insônia, além de doenças por esforço repetitivo devido ao trabalho.

Nas sessões, são utilizadas técnicas que proporcionam bem-estar a curto, médio e longo prazo. “Podem ser aplicados a hidroterapia, o pilates terapêutico, a bola suíça, exercícios de alongamento, reeducação postural global (RPG), entre outros”, segundo o fisioterapeuta do CRNSL.

Outras vantagens da fisioterapia preventiva à saúde:
– Melhora da função motora;
– Alívio de dores;
– Diminuição da degeneração articular;
– Reversão da perda de agilidade;
– Redução de fraqueza e cansaço.

Fisioterapia Preventiva em Domicílio  

O CRNSL, segundo a também fisioterapeuta Thelma Caldeira, tem o serviço de atendimento a domicílio a pacientes com grande limitação de deslocamento ou alguma patologia que atrapalhe. “Geralmente são os casos mais críticos,  sendo que a prioridade é atender nossos pacientes no próprio centro de reabilitação. O tratamento em casa só acontece quando há grande dificuldade para o paciente”, afirma.

Calimério Neto ratifica as palavras da colega, explicando que o atendimento domiciliar demanda muito tempo de deslocamento para os profissionais, prejudicando outros pacientes que poderiam ser atendidos no local, além do fato de que no CRNSL há todo o suporte dos equipamentos e de uma infraestrutura para que as terapias sejam o mais eficazes possível. “Por isso, quando o paciente consegue vir ao tratamento, não tendo nada que restrinja o seu deslocamento, damos prioridade por fazer aqui”, finalizou.

Doenças e distúrbios que podem ser evitados com a fisioterapia preventiva:
– Hérnia de Disco;
– Deformidades na coluna;
– Estresse e ansiedade;
– Doenças Cardiovasculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *