Veja como foi o 1º Encontro entre Pacientes e Terapeutas do CRNSL

Veja como foi o 1º Encontro entre Pacientes e Terapeutas do CRNSL

Veja como foi o 1º Encontro entre Pacientes e Terapeutas do CRNSL

Na última sexta-feira (12), o Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) realizou o 1º Encontro entre Pacientes e Terapeutas. Com o objetivo de atingir um melhor desenvolvimento biopsicossocial* dos pacientes com autismo, síndrome de down e doenças neurológicas que comprometam os movimentos, o evento contou com o apoio de toda a equipe terapêutica (das especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia) e de assistência social: tudo para garantir que pais, cuidadores e pacientes tivessem um momento de plenitude, integração, troca de experiências e muita alegria.

O encontro foi realizado no Parque do Cavalo, em Palmas (TO), situado atrás do Sindicato Rural da TO-050 e em meio a uma rica vegetação. Além de passeios a cavalo, o espaço oferece serviços como a equitação lúdica e a equoterapia. Para Patrícia Gouveia, psicóloga do CRNSL, é notável a evolução no tratamento dos pacientes que têm um maior contato com a natureza. “Eu acredito que, em primeiro lugar, a confiança do paciente melhora, uma vez que geralmente são pessoas com a baixa autoestima e só o fato de elas poderem ter esse contato com a natureza e os animas já muda o humor delas”. A psicóloga também citou a afetividade e a socialização dos pacientes como pontos importantes no tratamento. “Tudo foi realizado para garantir que eles tivessem um ótimo momento”, ressaltou.

Dia de lazer e descobertas

A paciente do CRNSL e matriarca da família proprietária do Parque do Cavalo, Maria de Lourdes Correia Gonçalves, contou que sabe da importância de outros pacientes, assim como ela, poderem sair de casa e irem além dos espaços oferecidos pelo Centro de Reabilitação. “Estar em lugares assim faz com que a  nossa qualidade de vida  melhore e, muitas vezes, os sintomas como a dor e o incômodo sejam esquecidos”, afirmou.

Na ocasião, além do contato com a natureza, os pacientes também puderam estar próximos de cabras, cachorros e montar a cavalo, experiências nunca vividas antes pela maioria deles.  Aureliano Gonçalves, um dos responsáveis pelo Parque do Cavalo e filho de Maria de Lourdes, concordou com a mãe que momentos como o do encontro são muito importantes para o tratamento e cativam os pacientes. “Aqui eles se adaptam aos cavalos e os cavalos se adaptam a eles, pois o animal tem a sensibilidade de saber quem está sobre ele e, dependendo da pessoa, toma cuidado ao longo da montaria”, explicou

A admiração da filha pelos animais foi o que mais emocionou Maria Neucy, que se mostrou muito contente pelo primeiro contato dela com alguns dos bichos e por sua evidente felicidade em estar presente no evento. “É maravilhoso e muito gratificante pra mim, como mãe, vê-la aproveitando o passeio e se divertindo”, disse.

Márcia Divina, mãe de outro paciente, finalizou com um agradecimento: “Quero parabenizar toda a equipe do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes pela iniciativa e organização do passeio ao Parque do Cavalo. Foi muito legal e meu filhote amou os cavalos. Que tenham mais momentos de integração como esse”.      

Encontro entre pacientes e terapeutas - parque do cavalo (18)Parque do Cavalo
Além de equitação básica, o Haras Parque do Cavalo também oferece equitação lúdica para crianças a partir dos 4 anos e equoterapia para crianças e adultos, que é um tratamento terapêutico que utiliza o cavalo e a desenvoltura do animal para a prática de atividades multidisciplinares que auxiliam no tratamento de pacientes com disfunções ou lesões físicas e intelectuais. Além disso, o Parque do Cavalo disponibiliza hospedagem de cavalos em baias ou piquetes e venda permanente de animais. O contato para agendar visitas pode ser feito pelo (63)  9 9978-4202 (falar com Rosana).

One thought on “Veja como foi o 1º Encontro entre Pacientes e Terapeutas do CRNSL

  1. Nilma

    Esse instituto e muito bom único lugar que eu vejo o carinho que os profissionais tem pelos parcientes .Trata eles com todo respeito ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *