Hoje é o Dia do Idoso: dia de dar muito amor e carinho aos mais velhos

Hoje é o Dia do Idoso: dia de dar muito amor e carinho aos mais velhos

Hoje é o Dia do Idoso: dia de dar muito amor e carinho aos mais velhos

Hoje, 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de garantir qualidade de vida aos mais velhos, através da promoção da saúde e da integração social.

Há 12 anos em Palmas, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INSL) tem como um de seus principais focos seus pacientes, usuários e beneficiários da terceira idade. É uma organização sem fins lucrativos que conta com projetos de assistência social e programas de reabilitação física e intelectual, por meio do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL).

Cuidar é um dom

O CRNSL  trata a saúde como prioridade e oferece atendimento humanizado e personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente. Para tanto, conta com profissionais qualificados em Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além das especialidades de Neurologia e Otorrinolaringologia.

E você sabia que, na maioria das vezes, as doenças mais comuns entre os idosos podem ser controladas e prevenidas? Para isso, é preciso estar atento e agir com antecedência para evitar doenças tais como:

  • Parkinson: causada pela falta de dopamina, é caracterizada por tremores (inicialmente nas mãos) e por uma rigidez corporal que dificulta os movimentos e prejudica o equilíbrio, favorecendo a ocorrência de quedas.
  • Demência: popularmente conhecida como caduquice, geralmente começa com perda da memória mais recente, podendo evoluir de tal forma que o idoso deixa de reconhecer até mesmo seus familiares.
  • Acidente vascular cerebral: mais conhecido como derrame, o AVC é uma constante causa de morte ou de incapacidade física e mental nos idosos, uma vez que acomete o cérebro, responsável pelo controle dos movimentos, sensações, fala e compreensão das coisas.
  • Artrose: trocando em miúdos, é resultado do desgaste das articulações, podendo afetar coluna, joelhos, quadris e mãos com um sintoma terrível de dor crônica.
  • Artrite: muito confundida com a patologia acima, trata-se da inflamação nas articulações, apresentando sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade de locomoção.
  • Osteoporose: causa o enfraquecimento dos ossos, deixado-os mais porosos e vulneráveis, ou seja, quebram com mais facilidade e recuperam-se de fraturas com mais dificuldade. FALANDO NISSO…

 

Prevenir e remediar é possível

Doenças como as mencionadas anteriormente, de forma geral, podem ser vistas como o resultado de um estilo de vida que pouco prioriza a saúde física e mental. E como já dito, eles podem ser prevenidos, bem como tratados, viu? Não precisa ficar desesperado, pois há alternativas que, SIM, eliminam ou pelo menos amenizam os sintomas.

Aqui no CRNSL, em nossos programas médicos e terapêuticos, utilizamos as técnicas mais modernas para obter os melhores resultados. Dentre os diversos serviços oferecidos aos pacientes da terceira idade, podemos citar como diferenciais a opção de tratamento em grupo (que promove a convivência e integração), a cozinha terapia, a arte terapia, a hidroterapia, o atendimento em domicílio e também o acompanhamento psicológico. Tudo junto aos tratamentos tradicionais, de forma integrada e visando a completa recuperação e manutenção da saúde.

Nós entendemos que os senhores e senhoras com mais de 60 anos necessitam de muita atenção e carinho, tanto da parte da família, como também dos profissionais de saúde e da sociedade em geral. Isso porque o maior mal da velhice é a SOLIDÃO. Quando o idoso recebe afeto, sente que é querido e que as pessoas à sua volta se preocupam, sua saúde como um todo é beneficiada. Portanto, MAIS AMOR, POR FAVOR. E viva o Dia Internacional do Idoso =)

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *