Cozinha Terapia auxilia tratamento de pacientes com Alzheimer no CRNSL Palmas

Cozinha Terapia auxilia tratamento de pacientes com Alzheimer no CRNSL Palmas

Cozinha Terapia auxilia tratamento de pacientes com Alzheimer no CRNSL Palmas

Com o objetivo  de estimular a criatividade e as habilidades de pessoas com a doença de Alzheimer, o Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) tem desenvolvido a Cozinha Terapia, ocasião em que que pacientes e terapeutas se reúnem para cozinhar. O momento busca tornar o ato uma atividade prazerosa e compartilhada entre o cuidador e o paciente, com tarefas simples que não oferecem riscos e mantêm a participação da pessoa com alzheimer.

De acordo com a terapeuta ocupacional Talita Nascimento, o tratamento complementar é uma forma de melhorar a capacidade cognitiva. “Cozinhar requer movimentos físicos e, ao mesmo tempo, estimula o raciocínio, a concentração e a memória, além de despertar vários sentidos. Desta maneira, mesmo que por tempo limitado, eles se sentem mais úteis e valorizados, o que no contexto de longa duração da doença faz toda diferença”, pontuou a Talita.

No momento da sessão, todos os móveis, utensílios e eletrodomésticos são colocados de forma a facilitar a atividade e, além do terapeuta ocupacional, o CRNSL também oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, neurologista, otorrinolaringologista e ortopedista.

Sobre a Doença de Alzheimer

A causa mais comum de demência, a Doença de Alzheimer trata-se de uma degeneração do sistema nervoso central que leva à progressiva perda de memória, prejuízo no raciocínio, na capacidade de julgamento, alteração no comportamento e a dependência total para as simples atividades da vida diária.

Precisa de ajuda para lidar com a Doença de Alzheimer?

Fale conosco e marque uma avaliação com a nossa equipe. Atendemos pelo telefone (63) 3322-8408 e estamos bem no centro de Palmas (TO), na 106 Sul, Alameda 2, Casa 30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *