Círio de Nazaré 2018: INSL recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora e participa com tendas de saúde para garantir bem-estar na procissão

Círio de Nazaré 2018: INSL recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora e participa com tendas de saúde para garantir bem-estar na procissão

Círio de Nazaré 2018: INSL recebe a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora e participa com tendas de saúde para garantir bem-estar na procissão

Uma das maiores festas católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, aconteceu pela segunda vez em Palmas (TO) com o tema “Uma jovem chamada Maria” entre os dias 14 e 17 de novembro. Realizado desde 1973, em Belém do Pará, a procissão cristã é considerada a maior do mundo e reuniu milhares de pessoas na capital tocantinense.

O evento, realizado pela Arquidiocese de Palmas, contou com uma programação bastante intensa, com visitas a paróquias, entidades, instituições sociais, órgão públicos e empresas, carreatas, vigílias, realização de missas e a grande Procissão Luminosa com a corda no último dia (17).

Visita da Virgem Peregrina ao INSL

Assim como no ano passado, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INSL), instituição sem fins lucrativos de saúde e assistência social fundada pela Irmãs Dominicanas de Monteils, foi uma das organizações abençoadas e visitadas pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 16 de novembro das 7h45 às 8h30.

“A Virgem Peregrina passou pelo nosso instituto para abençoar toda a equipe, nossos pacientes, usuários e seus familiares. Que a intercessão e a graça de Nossa Senhora cheguem a todos”, desejou Irmã Maria Eugênia Ribeiro Silveira, presidente da instituição e Conselheira Geral da Província Madre Anastasie da Congregação das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.

Tendas de saúde do INSL

Pela segunda vez, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes ficou responsável pela organização de postos com serviços de saúde ao longo da Procissão Luminosa com a corda, que aconteceu a partir das 16h no dia 17 de novembro.

Equipes de bem-estar foram formadas para prestarem os atendimentos, integradas por profissionais de saúde voluntários, médicos, enfermeiros e outros especialistas de diversas áreas, dentre eles o corpo terapêutico do Centro de Reabilitação Nossa Senhora de Lourdes (CRNSL) das áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O objetivo foi garantir uma caminhada tranquila e segura aos fiéis.

“Estamos felizes por termos prestado este serviço aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, cuidando de sua saúde e bem-estar durante a Procissão Luminosa do Círio. Através de nossa participação, celebramos com toda a Arquidiocese de Palmas este grande ato de fé. E com os devotos pudemos cantar: ‘Virgem Mãe amorosa, fonte de amor e de fé, dai-nos a bênção bondosa, Senhora de Nazaré!’”, declarou Irmã Maria Eugênia, que coordenou as equipes de saúde do Círio de Nazaré de Palmas.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com o site da Arquidiocese de Palmas, o inicio das atividades ocorreu em 14 de novembro, com chegada da imagem às 20h30 no aeroporto da capital, seguida de carreata até a Paróquia Coração de Maria, localizada na 305 Sul. O encerramento das atividades aconteceu dia 17, com missa às 19h após a Procissão Luminosa, no altar da primeira celebração realizada em Palmas, na Praça dos Girassóis, próximo à assembleia legislativa.

Antes do evento, Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas, revelou suas expectativas sobre o evento: “ano passado realizamos o primeiro Círio de Nazaré e consideramos que foi um sucesso. Receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, aqui em Palmas pela segunda vez, é para nós católicos uma grande bênção. A nossa expectativa é a melhor possível, como no primeiro obtivemos sucesso, acreditamos que o segundo será melhor ainda. Vamos ter um tempo maior para as visitas nas igrejas, entidades de saúde como hospitais, empresas e órgãos públicos, dando preferência para aqueles que estão dando apoio logístico, e nós com o apoio espiritual. As pessoas estão mobilizadas, é uma festa que está na conversão das pessoas. É uma festa que celebra a fé, aumenta seu convencimento religioso. Não é um turismo religioso, é uma festa de evangelização com a passagem de Nossa Senhora”.

Foi um prazer vivenciar este momento de fé e devoção com sabedoria e saúde ao lado dos nossos irmãos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *