INSL comemora sucesso do primeiro Círio de Nazaré em Palmas

INSL comemora sucesso do primeiro Círio de Nazaré em Palmas

INSL comemora sucesso do primeiro Círio de Nazaré em Palmas

O Círio de Nazaré, celebração tradicional do estado do Pará e uma das maiores manifestações de fé católica do país, aconteceu pela primeira vez na capital tocantinense. O evento, organizado pela Arquidiocese de Palmas, ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro e contou com instantes de adoração, carreata, missa e a conhecida Procissão Luminosa, um dos momentos mais esperados da romaria.

O momento de trasladação da Santa, com berlinda contendo a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, reuniu centenas de fiéis, dentre eles, jovens, crianças, adultos e idosos, todos juntos movidos pela fé durante a caminhada entre o Santuário de Fátima e a Casa de Maria.

O Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INSL), instituição sem fins lucrativos de saúde e assistência social fundada pela Irmãs Dominicanas de Monteils, ficou responsável pela organização de postos com serviços de saúde e desempenhou o papel com êxito.

Foram montados quatro postos ao longo do percurso com especialistas da saúde de diversas áreas prontos para atender a emergências no momento da Procissão. Além disso, a equipe também distribuiu água aos peregrinos e aferiu a pressão de quem necessitou.

 

A coordenadora das equipes de saúde e presidente do INSL, Ir. Maria Eugênia Ribeiro, agradeceu a todos os profissionais e voluntários pela participação ativa e dedicação no Círio. “Todos trabalharam sem cessar com muita alegria, competência e muito empenho para que a Virgem de Nazaré pudesse ser recebida pelos devotos de maneira saudável e de maneira tranquila. Não foi necessário realizarmos atendimento médico, mas estivemos a postos e com uma estrutura que supriu todas as necessidades dos fiéis na ocasião”, contou.

 

Como forma de reconhecimento, a Arquidiocese de Palmas, realizadora do Círio de Nazaré, fez uma visita com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao INSL hoje, 16 de novembro. “Nosso trabalho teve um ótima repercussão e, em agradecimento, a Virgem Peregrina irá passar pelo nosso instituto para abençoar toda a equipe, nossos pacientes, usuários e seus familiares. Que a intercessão e a graça de Nossa Senhora cheguem a todos”, desejou Irmã Maria Eugênia, que também é Conselheira Geral da Província Madre Anastasie da Congregação das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.

 

Agradecimentos

O Instituto Nossa Senhora de Lourdes aproveita também a oportunidade para agradecer a todos que participaram, como voluntários, das equipes de saúde e de apoio nos postos montados ao longo da Procissão Luminosa. Em especial, somos gratos à Arquidiocese de Palmas pela confiança; à Nattiva Engenharia pela disponibilização de um carro para distribuição de água e coleta de lixo durante a trasladação da imagem peregrina de Nossa Senhora; à Rede Droganita pelos medicamentos doados; à Distribuidora Santa Clara pela doação de água mineral aos fiéis; à Secretaria de Saúde e ao Corpo de Bombeiros pela provisão dos kits de primeiros socorros; e à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Palmas pela concessão dos alvarás de funcionamento dos banheiros químicos e das tendas.

Somos muito gratos a todos e que Nossa Senhora de Nazaré derrame as mais generosas e ricas bênçãos sobre nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *