11 motivos para ir ao fonoaudiólogo

11 motivos para ir ao fonoaudiólogo

11 motivos para ir ao fonoaudiólogo

Problemas na fala, como gagueira, língua presa e trocas de letras, são os motivos mais comuns que levam os pacientes ao fonoaudiólogo. No entanto, há uma série de outras razões para se buscar a ajuda do profissional, uma vez que a dificuldade de comunicação traz também problemas para a vida social.

Veja a seguir uma lista com 11 motivos para marcar uma consulta com o fonoaudiólogo:

1. Amamentação

O fonoaudiólogo pode ajudar nos casos em que a mãe tenha pouco leite ou que o bebê pareça rejeitar o peito. Aqui, o especialista trabalha com a estimulação da sucção e deglutição do bebê, evitando o desmame precoce.

2. Problemas na fala

Gagueira e trocas de letras são alguns dos problemas de fala que os fonoaudiólogos ajudam a tratar. Nestes casos, o paciente tem dificuldade na percepção, organização ou produção dos sons.

ATENÇÃO! A chupeta e a mamadeira, se usadas por muito tempo pela criança, pode gerar problemas na fala (articulação das palavras), pois as alterações na arcada dentária dificultam a mastigação, a respiração e o desenvolvimento da musculatura da face. 

3. Dificuldades de leitura e escrita

Mesmo crianças muito inteligentes podem apresentar um desempenho baixo na escola e isso pode sinalizar distúrbios que interferem na leitura e escrita, como a dislexia. No tratamento com o fonoaudiólogo, exercícios psicomotores e auditivos podem ajudar o paciente a vencer essas dificuldades, que podem afetar inclusive a autoestima da criança.

4. Língua presa

Problemão que pode virar motivo de piada no período escolar, na verdade, deveria ser chamado de “língua solta”. Isso porque, neste caso, a língua desses pacientes é flácida e o fonoaudiólogo trabalha para melhorar o tônus da língua e, consequentemente, desenvolver a fala de forma adequada.

5. Rouquidão

Quem nunca ouviu falar que uma voz rouquinha é até charmosa? Mas, ficar rouco com frequência, na verdade, é um grande motivo para procurar o fonoaudiólogo. Normalmente, é consequência do exagero no uso da voz e o tratamento consiste em exercícios e orientações para o bom trato da voz.

FIQUE LIGADO! A rouquidão constante pode ser indício até de câncer.

6. Respiração inadequada

Você sabia que é muito comum crianças e adultos respirarem pela boca e que isso diminui a imunidade e atrapalha a dicção? Isso porque este hábito provoca deformações na boca e na disposição lingual, causando mastigação inadequada, diminuição do paladar, dificuldade na articulação das palavras, entre outros problemas. O mau costume prejudica até a oxigenação do cérebro!

7. Traumas na mandíbula

A fonoaudiologia também atua em casos de trauma na mandíbula, que causa diversos problemas na articulação das palavras e até na mastigação.

8. Perda da audição

Neste caso, seja uma perda menor ou maior, o fonoaudiólogo trabalha em duas frentes, na compreensão da fala, ensinando o paciente a entender as outras pessoas que não sabem a linguagem de sinais, e na reprodução de sons, quando o paciente é treinado a emitir sons ensinados pelo especialista.

9. Resistência da voz

Sabe quando você chega ao final do dia com a garganta doendo ou até mesmo sem voz? Pois é, isso vira um sinal de alerta se acontecer constantemente. E por que buscar ajuda do fonoaudiólogo? O especialista vai ajudar na resistência muscular da prega vocal, tratando ou melhorando a qualidade de voz, aspecto importantíssimo para quem trabalha muito com a voz, como professores, cantores, apresentadores, locutores, entre outros.

10. Doenças comuns da terceira idade

O fonoaudiólogo pode ajudar a reverter ou amenizar problemas na fala, mastigação e deglutição de pacientes que sofrem de doenças como Parkinson e Alzheimer ou tiveram um derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC).

11. Disfagia

Sendo bastante simplista, a disfagia significa uma dificuldade para deglutir, o que pode ser resultado de AVC, câncer, traqueostomia, entre outros, podendo causar engasgo e até pneumonia por aspiração. A disfagia também é mais presente em pacientes idosos, devido ao enfraquecimento da musculatura responsável pela deglutição.

SAIBA MAIS: Veja os cuidados que você precisa ter com a DISFAGIA EM IDOSOS

Identificou-se com um ou mais dos motivos listados acima?

Marque já uma consulta com nosso Fonoaudiólogo: (63) 3322-8408. Atendemos no centro de Palmas (TO), na 106 Sul, Alameda 2, Casa 30.

Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *