10 dicas muito simples para cuidar da sua voz

10 dicas muito simples para cuidar da sua voz

10 dicas muito simples para cuidar da sua voz

Fim de semana chegou, as festas de final de ano já estão batendo a porta, as férias, as baladas… Momentos de agitação, falação, cantoria e descuido com a voz, não é mesmo? Por isso, reunimos algumas dicas com cuidados práticos e muito simples para cuidar da sua voz 🙂

  1. Tome dois litros de água por dia para evitar a desidratação. Outra coisa super simples e que ajuda muito é comer maçã para “limpar” o trato vocal. Quem diria?!
  2. Não grite ou cochiche com frequencia. Busque manter a intensidade normal da voz e articular bem as palavras.
  3. Evite bebidas alcoólicas, não fume e fique longe de outras drogas.
  4. Não dê bola pra receitas caseiras, balas fortes ou gengibre para a voz. Essas soluções dão uma sensação de conforto apenas momentaneamente, pois mascaram o real problema na voz.
  5. Mantenha uma postura correta.
  6. Evite a competição com o ruído do ambiente. Quando quiser conversar, feche as janelas ou abaixe o volume da televisão, por exemplo.
  7. Tossir e pigarrear constantemente machuca as pregas vocais. Em vez de dar lugar ao pigarro ou à tosse seca, produza saliva e engula como se fosse engolir algum alimento.
  8. Aqueça sua voz antes de usa-la por muito tempo (atenção, professores e profissionais da voz!). Cinco minutos de aquecimento vocal enquanto você se dirige para a sua escola, pode fazer uma grande diferença!
  9. Após uma aula, palestra ou apresentação, onde o uso da voz foi muito intenso, é necessário fazer um desaquecimento vocal, que pode ser apenas permanecer cinco minutos sem falar. Facinho!
  10. Não hesite em procurar um especialista quando tiver rouquidão, dor, ardor, sensação de corpo estranho, pigarro, tosse improdutiva por mais de 14 dias ou perda de voz sem quadro gripal associado. A sua voz pode estar em jogo! E mesmo que você não sinta nenhum desses sintomas e seja um profissional da voz, também é recomendável procurar um fonoaudiólogo, que poderá lhe orientar sobre cuidados e avaliar o seu caso para um atendimento especifico e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *